terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fome no Brasil

Na estimativa mais otimista, feita pelo governo federal, cerca de 20 milhões de brasileiros passam fome. Na pior das hipóteses, sugerida pelo Mapa do Fim da Fome no Brasil da Fundação Getúlio Vargas, o problema mais que dobra de tamanho: 50 milhões seria o número de miseráveis que não têm o que comer.



É o fundo do poço. É a pior, a mais cruel forma de exclusão social que alguém pode sofrer. Passar fome é não ter renda suficiente sequer para cobrir uma das necessidades mais básicas do ser humano: comer. Para se manter em pé, o corpo humano precisa, em média, de 2.000 a 2.500 calorias diárias. É uma situação-limite, em que não dá para tapear o estômago: 100 calorias abaixo desse patamar por dia e já se vive com uma fome crônica e se é vítima das conseqüências que a subnutrição traz à saúde, como o fraco desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo.
No Brasil, os famintos se contam às dezenas de milhões. A pesquisa mais contundente já feita sobre o problema, o Mapa do Fim da Fome no Brasil, foi lançada em julho de 2001 pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Coordenado pelo economista Marcelo Cortes Néri, esse estudo calcula que temos 50 milhões de indigentes. Esse é o nome que se dá às pessoas que sobrevivem com menos de R$ 80 mensais, valor mínimo para garantir o pão de cada dia segundo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O número representa cerca de 30% de todos os brasileiros. É como se toda a população dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, estimada pelo IBGE em 1998, passasse fome. A situação é tão dramática que o suíço Jean Zigler, relator especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, concluiu que o Brasil não garante a seu povo esse direito, assegurado pelo Pacto Número 1 da ONU. 
Jean Zigler atribuiu três causas à fome: o latifúndio e a concentração de terras, a baixa renda da população e a falta de uma política integrada na área social para atender as pessoas mais vulneráveis, incluindo as crianças. Essa opinião está de acordo com o estudo da FGV, ao menos no que se refere à infância. O levantamento afirma que 45% dos nossos indigentes têm menos de 15 anos.

http://www.aprendebrasil.com.br/noticiacomentada/020627_not01.asp

domingo, 4 de setembro de 2011

Manoel Cruz Galego
Barreiras Bahia

Integrante de dupla sertaneja morre em acidente de trânsito no ES

Uma colisão entre uma van e uma motocicleta matou duas pessoas, na madrugada deste domingo, na ES-245, em Governador Lindenberg (ES), a 113 km de Vitória. Entre as vítimas está Yuri Abhner Muniz, 34 anos, que fazia parte da dupla sertaneja Sérgio e Yuri. O piloto da moto, Vanderlei José Grassi, 42 anos, também não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada de atendimento médico.

O acidente ocorreu após um show realizado durante a madrugada no interior do município. O motorista da van foi contratado horas antes da colisão. A van oficial que transporta a dupla e outros músicos, não foi usada excepcionalmente já que estava como problemas mecânicos.

Segundo a Polícia Militar, Yuri estava no banco dianteiro da van, ao lado do motorista. Já Sérgio e outros músicos dormiam na parte traseira do veículo e saíram ilesos do acidente. A colisão ocorreu em um trecho da ES-245 que está em obras, e segundo a PM de Governador Lindenberg, tem sinalização precária.

A dupla sertaneja já tinha agendado vários shows no interior do Espírito Santo. Yuri era morador de Colatina (ES).

Homem faz namorada refém e é preso em Brasília

Terminou na tarde deste domingo (4), em Brasília, por volta das 17h30, o sequestro praticado por um homem --de nome e idade não revelados pela polícia --contra a própria namorada. O caso foi registrado no apartamento de um prédio na Quadra 408 Sul. O Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) do Distrito federal registrou a ocorrência por volta das 14h.
O rapaz aceitou se entregar após negociação com a polícia, que contou com a mediação do pai do jovem.
Durante o sequestro, ele ameaçava a namorada com uma carabina e chegou a disparar contra os policiais. Após se entregar, o sequestrador foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia de Brasília.
(uol.com)

Coritiba 1 x 0 Corinthians - Sorte de campeão não abandona o Timão!

Apesar do resultado ruim, o Timão contou com os tropeços de Vasco, Flamengo e Botafogo

O Corinthians até pode não estar apresentando um futebol brilhante, mas pelo menos a sorte de campeão não está faltando. O Timão voltou a decepcionar e perdeu para o Coritiba, por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. O jogo foi válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado pode ser considerado ruim, mas para a sorte do Timão, os principais concorrentes ao título que entraram em campo, neste domingo, também decepcionaram. O Flamengo levou 3 a 1 do Bahia, em pleno Engenhão, enquanto o Vasco foi goleado pelo lanterna América-MG, por 4 a 1. O arquirrival Palmeiras empatou com o Cruzeiro, por 1 a 1, em casa. Os ventos favoráveis, pelo menos por enquanto, vão mantendo o clube do Parque São Jorge na liderança, com 40 pontos. O problema é que cada vez mais concorrentes se aproximam. Hoje, logo abaixo aparecem São Paulo e Vasco, com 38, seguidos de Botafogo (37) e Flamengo (36). O Fogão, porém, ainda tem um jogo para fazer com o Santos.
Por outro lado, a vitória garante a reabilitação ao Coxa, que vinha de uma derrota para o Atlético-GO, por 3 a 1. Com estes três pontos, o time paranaense assume a oitava posição, com 29 pontos. Sete a menos que o Fla, que é o primeiro clube no G4.
Faltou o gol, Timão!
Apesar da falta de gols, Coritiba e Corinthians fizeram um primeiro tempo bastante movimentado e equilibrado. Os dois times criaram algumas boas chances de gol, mas embora os donos da casa buscarem mais o ataque, o Timão foi quem chegou mais perto do gol.
Mesmo com o jogo agitado, a primeira oportunidade clara de gol demorou a sair. Aos 27 minutos, após um contra-ataque do Timão, o atacante Emerson entrou em velocidade na área e chutou cruzado. A bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro Vanderlei.
Depois de alguns minutos de jogo truncado, onde o Coxa levou quatro amarelos (Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léon Gago e Lucas Mendes), o final da partida ganhou emoção. Aos 37, quase o Alvinegro marcou. O zagueiro Chicão cobrou falta colocada no ângulo esquerdo de Vanderlei que salta e espalmou salvando os mandantes.
Três minutos depois o arqueiro paranaense voltou a fazer grande defesa. Willian foi acionado na grande área e, livre de marcação, chutou forte de bate-pronto no canto esquerdo. Vanderlei espalmou afastando o perigo. A única boa chance do Coxa veio aos 44. Tcheco soltou uma bomba, a bola desviou em Alessandro, mas saiu por cima do gol.
Coxa mais eficiente
Assim como acontecera no primeiro tempo, o segundo começou bastante corrido, porém, com poucas chances claras de gol. Quem conseguiu chegar com perigo primeiro foi o Coritiba, aos 20 minutos. Tcheco cobrou escanteio da direita, a defesa corintiana afastou mal. Everton Costa, livre de marcação, chutou pela linha de fundo.
Aos 23, o Timão chegou a exigir boa defesa de Vanderlei, em finalização de Willian, que foi no canto direito. A resposta do Verdão, porém, foi fatal. Aos 27, o meia Rafinha cruzou na segunda trave para Everton Costa, que tocou de cabeça. O lateral Jonas cabeceou forte no canto esquerdo abrindo o placar.
O gol obrigou o Timão a sair para o ataque, tanto que Tite sacou o volante Moradei e colocou o meia Morais. Aos 30, quase saiu o gol alvinegro. Após bate-rebate na área do Coritiba, a bola sobrou para Emerson na pequena área, mas o atacante corintiano furou na hora da finalização e a bola saiu pela linha de fundo.
Nos minutos finais, os paulistas foram com tudo ao ataque e tiveram duas grandes chances. Aos 40 minutos, o meia Alex arriscou de fora da área e carimbou o travessão. Aos 45, Alex, de novo, fez grande jogada individual, passou por dois marcadores e bateu na saída de Vanderlei. Mas a bola tocou caprichosamente na trave.
Próximos jogos
Na próxima quinta-feira, às 20h30, o Coritiba volta a campo para reeditar a final da Copa do Brasil contra Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Corinthians faz o clássico com o Flamengo, no mesmo dia, às 21h50, no Pacaembu, em São Paulo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Universitária de 19 anos é espancada e morta no Piauí

Fernanda Lages Veras era estudante de Direito. Foto: Facebook/Reprodução Fernanda Lages Veras era estudante de Direito
Foto: Facebook/Reprodução

Uma estudante de Direito morreu espancada na madrugada desta quinta-feira em Teresina (PI). O corpo de Fernanda Lages Veras, 19 anos, filha de um ex-vereador da cidade de Barras, foi encontrado na obra de construção do prédio da Procuradoria Regional da República, na avenida João XXIII, zona leste da capital piauiense. A polícia trabalha com a hipótese de crime passional.
A universitária sofreu golpes na cabeça e lesões no rosto. O corpo foi encontrado com um braço fraturado e com as unhas quebradas, o que indicaria que ela tentou se defender.
O delegado Mamede Rodrigues, do 5º Distrito Policial, confirmou que a principal hipótese é de um crime passional. Hoje à tarde, o ex-namorado da estudante, Pablo Vital, 23 anos, foi ouvido.
"O ex-namorado apresentou como álibi a mãe e o pai, e nega participação no crime. A perícia aponta que a jovem foi morta entre 5h e 5h30 e não encontrou indícios de violência sexual em seu corpo", disse. Vital afirmou à polícia que o casal namorou por oito meses e que o relacionamento terminou há três meses.
A investigação pediu perícia no notebook da estudante e quebrará o sigilo telefônico dela para tentar encontrar pistas do suspeito do crime. Será feito também um exame de DNA com o material encontrado nas unhas da vítima.
O Instituto de Criminalística periciou objetos encontrados no local do crime. O delegado quer confirmar se houve luta corporal e foi usado uma barra de ferro ou de madeira para ferir Fernanda. O laudo da perícia deve sair em 10 dias.

Indio da Costa vai 'ensinar' a ser político por R$ 10 a aula



Pessoas com mais de 18 anos, que sabem escrever o próprio nome e gostariam de ter um cargo político, mas não sabem por onde começar, podem agora se inscrever no curso "Seja um vereador", idealizado pelo ex-deputado federal Indio da Costa. O agora coordenador no Rio do Partido Social Democrata, o PSD, ainda em formação, garante que, depois de uma aula de três horas, ao custo de R$ 10, o aluno vai estar apto a ganhar uma eleição.
Indio, que foi candidato derrotado a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), faz questão de dizer que o curso não é oferecido pelo PSD. Mas lembra que, depois da aula, os alunos serão, naturalmente, bem-vindos ao partido. Todos os interessados, com qualquer nível de escolaridade, podem começar a sonhar com a vida pública.
O ex-deputado afirmou não poder determinar um nível acadêmico porque isso iria "excluir" candidatos. Para ele, é considerado alfabetizada uma pessoa que sabe escrever o próprio nome. Logo, se a pessoa se declarar alfabetizado, isso não será questionado.
"O Lula, por exemplo, não tem escolaridade e foi um presidente com alto índice de popularidade. A pessoa pode não ter escolaridade e ter talento político", alegou.
Quanto ao valor, o ex-prefeito Marco Vales, coordenador do curso, explica que é simbólico. "O valor de R$ 10 é irrisório. Não paga o curso. Mas não pode ser de graça. No PSD, também será assim, não teremos um político que banque o partido. Quem for eleito deverá colaborar financeiramente com o partido para que o PSD não tenha alguém que se ache dono por financiá-lo", afirmou.(terra.com.br)

Bernanke: FED está preparado para usar ferramentas de estímulo


O presidente do Federal Reserve (FED, banco central americano), Ben Bernanke, não sinalizou mais medidas para estimular o crescimento dos Estados Unidos, mas disse que é crucial para a saúde da economia reduzir o desemprego crônico."É claro que a recuperação após a crise tem sido muito menos robusta que nós esperávamos", disse ele em comentários preparados para um discurso anual do FED.Bernanke disse que o FED vai se reunir por dois dias em setembro, ao invés de um dia, para considerar suas opções de estímulos monetários adicionais, entre outros assuntos.O presidente disse que reduzir o nível recorde de pessoas que estão sem trabalho há seis meses ou mais ajudará a atingir um crescimento econômico mais forte. "Sob essas circunstâncias incomuns, políticas que promovam uma recuperação mais forte no curto prazo podem servir para objetivos de prazo mais longo também", afirmou.

Governo agora prevê taxa de crescimento abaixo de 4%


 O governo voltou a rever suas projeções para o desempenho da economia e agora trabalha internamente com uma previsão de crescimento de 3,7% neste ano, abaixo dos 4% previstos nesta semana pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, informa reportagem de Valdo Cruz, publicada na Folha desta sexta-feira (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Mesmo menor, o Palácio avalia que esse desempenho é positivo diante da crise na economia da Europa e dos Estados Unidos. Se a projeção do governo se confirmar, o Brasil crescerá menos que outros países emergentes, como China e Índia, mas num passo mais acelerado que o de países avançados, como o próprio EUA.
Agência S&P eleva perspectiva de nota do Brasil
Na conta da presidente Dilma Rousseff também pesa a avaliação de que uma redução no crescimento do país também pode abrir caminho para que o Banco Central reduza a taxa básica de juros, uma das mais altas do mundo.
Em um sinal de que a economia do país vai bem, apesar da crise global, a agência de classificação de risco Standard & Poor's elevou ontem a perspectiva da nota soberana ("rating") do Brasil em moeda local de estável para positiva. Revisar a perspectiva indica que, no curto prazo, a nota pode ser elevada.
Segundo o comunicado da agência, a perspectiva positiva leva em consideração fatores que garantem a estabilidade macroeconômica do país que darão continuidade ao fortalecimento da economia nos próximos anos, como a redução gradual das limitações fiscais e do risco a choques externos.(folha.com)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ex-presidente do BNDES morre após desabamento de laje no Rio


Barros de Castro presidiu a instituição de outubro de 1992 a março de 1993 (Foto: Gervásio Baptista/ABr - arquivo)

O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o economista Antônio Barros de Castro, morreu na tarde deste domingo após o desabamento da laje da casa onde morava, na Rua Icatú, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo relato da filha do economista, Ana Clara Barros, Antônio, que tinha 73 anos, estudava em seu escritório quando aconteceu o acidente.
- Minha mãe ouviu um barulho, mas não deu importância. Depois de 20 minutos, resolveu ir até o escritório e encontrou meu pai morto - disse a administradora de empresas, que mora em outro local, disse muito emocionada Ana Clara, destacando que ainda não está preocupada com as possíveis causas do desmoronamento.
A filha do economista disse que não quer entrar no mérito do motivo do acidente.
- O que vale é a pessoa que ele foi. Todos os quatro filhos, a neta e a esposa o amavam muito. Infelizmente ele foi embora deixando um vazio dentro dos nosso corações. Ele sempre foi uma pessoa muito estudiosa e ativa. Ainda dava palestras e escrevia artigos - destacou Ana Clara
O velório deve ser realizado nesta segunda-feira, na capela do campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, subúrbio do Rio.

Nota do Ibre - Em nota, o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas, diz que "com muita pesar, nós do Ibre recebemos a notícia do falecimento do professor Antônio Barros de Castro ontem em sua residência. Trata-se de enorme perda para o pensamento econômico brasileiro. O professor Barros de Castro caracterizava-se por apresentar grande independência e originalidade em sua visão de mundo. Sua participação no debate econômico abrangia campos como o da história econômica e da economia industrial".
Ainda de acordo com o comunicado, assinado por Luiz Guilherme Schymura de Oliveira, presidente do Ibre, "suas análises cobriam desde avaliações do II PND do período militar na economia brasileira nos anos 80, até impactos das descobertas do pré-sal no futuro de nosso país. Em sua linha de pesquisa mais recente o professor Barros de Castro estudava os ajustamentos necessários da economia brasileira ao desafio chinês, considerando suas oportunidades e as dificuldades (principalmente para a sobrevivência da indústria) que se apresentavam à economia brasileira. Sem dúvida, deixará um grande vazio na profissão."

Após 1 ano, mineiros chilenos afirmam que 'não estão bem'

No dia 22 de agosto de 2010, um bilhete amassado que subiu 700 m pregado a uma sonda que foi até o fundo da mina San José, no norte do Chile, avisou: "Estamos todos bem no refúgio, os 33".
Era o primeiro sinal dos mineiros soterrados em uma mina no deserto do Atacama. Marcou o início de uma operação de resgate que comoveu o mundo.
Um ano depois, José Ojeda, 47, autor das sete palavras do bilhete, decidiu parafraseá-lo, num ato de protesto: "Não estamos bem, os 33".
Assim como Ojeda, a maioria dos mineiros não conseguiu se reabilitar após o acidente na mina, quando passaram 70 dias enclausurados sob toneladas de terra, com comida escassa, nenhuma luz, submetidos a alta umidade e a temperatura de 38 0C.
As queixas são coincidentes a quase todos: pesadelos à noite, angústia, debilidades físicas, falta de trabalho e descaso das autoridades.
"As coisas não vão bem", disse à Folha Omar Reygadas, 57. "Com as lembranças, minha cabeça voltou para dentro da mina."

Felipe Trueba/Efe
O presidente chileno, Sebastián Piñera, à esq., com o mineiro José Ojeda, mostrando nota original do grupo
O presidente chileno, Sebastián Piñera, à esq., com o mineiro José Ojeda, mostrando nota original do grupo
Ainda vivendo em Copiapó, cidade no norte do Chile onde está a mina San José, Reygadas conta que sofre de "angústia". Também não aguenta ficar em locais fechados e diz chorar muito.
"Algumas pessoas acham que ficamos ricos, mas até agora não recebemos nenhum peso", conta o mineiro, que sonha em voltar a trabalhar numa mina.
Os 33 mineiros não receberam a ajuda prometida. Muitos, como Reygadas, ficaram indignados com o uso indevido de suas imagens. Neste mês, no Chile, uma empresa lançou uma série de brinquedos de plástico deles, o que inclui até a mítica cápsula Fênix 2, que os resgatou da mina.
"O governo prometeu ajuda, trabalho, mas até agora não fizeram nada", disse à reportagem Jimmy Sánchez, hoje com 20 anos, o mais novo dos 33 mineiros.(folha.com)

Durante apresentação em Barretos, Ivete Sangalo lamenta queda de camarote no dia anterior


Ivete Sangalo se apresenta durante a Festa do Peão de Barretos 2011

 Ivete Sangalo se apresenta na noite de domingo durante a Festa do Peão de Barretos 2011 (21/08/2011) Reinaldo Canato/UOL
Principal atração da noite de domingo (21) em Barretos, a cantora Ivete Sangalo reservou alguns minutos de seu show para falar sobre o incidente que feriu 35 pessoas no dia anterior, em São Paulo, quando parte de um camarote caiu durante sua apresentação.
"Eu tive a tristeza de ver o camarote ceder, porque segundo o corpo de bombeiros, todas as pessoas correram para o mesmo canto do camarote pra me ver. Eu peço desculpas por ter acontecido no meu show. Eu sofri muito durante a noite, mas provavelmente eu não sofri mais que essas pessoas", disse a cantora.
 

Ivete Sangalo - "Acelera Aê"

Ivete afirmou que falou por telefone com parte dos fãs que se machucaram, e que continuou a apresentação por conta de um pedido do Corpo de Bombeiros, com o intuito de evitar uma maior confusão: "quando eu vi o camarote todo evacuado e a notícia de que as pessoas estavam sendo atendidas, eu tive que continuar o show pra não criar um problema ainda maior", explicou.
 
Após pouco mais de dois minutos falando sobre o incidente, Ivete finalizou dizendo ter passado uma noite "muito difícil", pois sabia que as pessoas estavam ali para vê-la.
 
Sucessos em noite fria
Para um público de cerca de 20 mil pessoas, Ivete se apresentou por mais de duas horas em uma noite bastante fria em Barretos, encerrando a primeira semana de festa. Com o show baseado em seu último DVD, "Ao Vivo no Madison Square Garden", Ivete cantou grandes sucessos como "Quando a Chuva Passar", "Poeira" e "Festa", improvisou "Tá Vendo Aquela Lua", do Exaltasamba, homenageando a atriz Fernanda Souza, que é namorada de Thiaguinho e que estava em um dos camarotes da festa, e emocionou a plateia tocando piano na canção "Easy", dos Commodores.
 
O show de Ivete Sangalo teve toda a renda revertida para o Hospital de Câncer de Barretos.(uol.com.br)

Suspeito de tráfico é preso ao socorrer irmão baleado no Rio

A Polícia Civil do Rio informou nesta segunda-feira que prendeu um suspeito de tráfico de drogas que havia fugido do Complexo de Favelas do Alemão (zona norte) após a ocupação militar da área.
De acordo com a polícia, Jefferson Carvalho Costa, 22, o Boneco, foi preso no sábado (20) por policiais da Dcod (Delegacia de Combate às Drogas).
Ele foi identificado quando entrou com seu irmão na Unidade Pronto Atendimento do Parque Lafaiete, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). Segundo a polícia, o irmão havia sido baleado durante tiroteio na comunidade da Prainha.(folha.com)

sábado, 20 de agosto de 2011

Bolaños: "Chaves era feliz com pouco"

Em entrevista ao apresentador Ratinho, no SBT, Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza contaram detalhes dos 21 anos de Chaves e Chapolin Colorado

Há quem busque fórmulas mágicas para fazer rir, mas a história mostra que para divertir um público, basta reunir cerca de 10 atores em uma vila meio maluca e nunca esquecer de um bom pão com presunto. Prova disso é que nenhum seriado de humor fez tanto sucesso no Brasil quanto o mexicano Chaves, vivido pelo multifacetado Roberto Gómez Bolaños (82), o rosto por trás dos heróis latinos Chavito e Chapolin Colorado. "As pessoas criaram amor por este menino abandonado que nunca perdeu o otimismo", afirmou Bolaños em entrevista ao apresentador Ratinho, que foi ao ar na noite desta sexta-feira, 19, no SBT, ao lado de sua esposa Florinda Meza (63). Para o casal, que está junto há mais de 40 anos e avô de 12 netos, além do bom humor, o que faz de Chaves um personagem inesquecível é seu verdadeiro otimismo.
No ar originalmente durante 21 anos, a série deixou de ser gravada em 1992 com cerca de 700 episódios (contando esquetes), e no que dependesse da mente criativa de Bolaños, ela continuaria ainda por muitos anos. "Chaves era um garoto magro, e Roberto (Bolaños) começou a encorpar, como um homem de sessenta anos. No final só fazíamos as cenas na escolinha com ele sentado, mas ainda assim seu rosto era gordinho. O Chapolin era ágil e esperto, não importava se tivesse barriguinha ou alguns pneuzinhos, porque ele era um herói do terceiro mundo que tudo resolvia. Mas também chegou um momento que não podia subir mais na mesa. Tudo na vida tem um ciclo", revelou Florinda.
Sempre muito preocupado com a opinião de seu público, Bolaños declarou um carinho todo especial pelo Brasil, a quem atribui um gosto muito exigente. "Em regral geral, o público aplaude facilmente o que é grosseiro. E no Brasil aplaudem o inteligente. Então estamos falando de um público inteligente. E isso me deixa muito orgulhoso. Acredito que chaves apresenta algo muito importante, que é o amor", afirmou o ator, que chegou a receber uma proposta de Pelé para gravar seu Chaves para os telões - plano que nunca saiu do papel.
Mas os retornos negativos também apareceram. "A primeira vez que coloquei a Florinda fazendo o papel de Pópis ela fava como uma menina fanhosa. Três dias depois, um senhor mandou uma carta dizendo que havia parado de assistir ao programa porque tinha um filho que falava assim e estavam caçoando dele na escola. Me senti terrível. Retirei a personagem do ar durante um ano e a recoloquei falando normal, sem este problema", confessou ainda pesaroso.
E a amizade entre o elenco, continua? De acordo com o casal, o núcleo Chaves pouco se vê, exceto pelo ator Rubén Aguirre (77), com quem Bolaños e Florinda ainda encontram eventualmente. Mas se tem uma coisa que não muda desde os anos 70, no início da série, são as manias de Bolaños. "Não podemos mudar o lugar das coisas dele. Ele só senta na mesma cadeira da mesma mesa dos restaurantes que gosta. E se estiver ocupado, ele muda de restaurante. E como Chaves, ele sempre quer comer o cardápio inteiro", contou Florinda. "Menos caviar e champagne", rebateu Bolanõs.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Teixeira se diz traído e que levou "cacetada" da Globo


Em conversas reservadas esta semana, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, se disse perplexo e "revoltado" com o que considerou "cacetada da Globo". Para o dirigente, a reportagem do "JN" exibida no último sábado foi "uma porrada" e "pesada demais", nas palavras de Teixeira. O F5 teve acesso ao desabafo do dirigente por meio de pessoa próxima, que fez o relato sob a condição de anonimato.
No último dia 13, o "JN" utilizou três minutos para falar das investigações sobre supostas irregularidades em contrato da seleção brasileira para a realização de um amistoso ( Brasil 6 x 2 Portugal, em 2008). Foi a primeira vez que o telejornal da Globo entrou nas denúncias contra o comandante da CBF e até então um aliado histórico da emissora.
Aos amigos, Teixeira se disse traído por Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. Segundo informação exclusiva publicada ontem no F5 , aliados de Teixeira ameaçam retaliar divulgando gravações de diálogos supostamente comprometedores de Campos Pinto, durante negociações feitas quando a Globo ainda tinha portas abertas na CBF.
"Eles soltam esse tal princípio editorial para me dar a cacetada?", desabafou Teixeira, vinculando o "ataque" sofrido à carta de princípios divulgada por todos os veículos das Organizações Globo, no último dia 6. O documento reafirma posições da Globo a respeito de isenção, correção jornalística etc. Sete dias depois do manifestol, veio a reportagem do "JN". Nesse mesmo dia também houve protesto na av. Paulista pedindo investigações sobre as denúncias e a saída de Teixeira da CBF.
Procurada, a Confederação não se manifestou. A emissora não quis manifestar por considerar que "só há suposição" (das gravações)
Para Teixeira, a "traição" é maior porque Campos Pinto lhe pediu pessoalmente ajuda para a Globo solapar as pretensões da Record, que tentava lhe tirar a exclusividade de transmissão do Campeonato Brasileir. A Globo derrotou a Record, mas graças ao apoio da CBF.
Bola da Fortuna
Só em publicidade e outros contratos relacionados ao futebol, na Globo movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano. Como manobrou para implodir o Clube dos 13, a emissora teve de negociar individualmente com os times a realização dos próximos campeonatos. Estima-se que, só para cobrir o que gastou nessa guerra, a Globo Esportes terá de faturar cerca de R$ 840 milhões em 2012. O contrato dá direito à Globo de explorar o futebol também em outras mídias, como internet, tablets e celulares.
No ano passado, a Globo faturou com o futebol, tirando jogos da seleção, R$ 616 milhões em cotas de patrocínio, segundo informação da coluna Radar On-line, de Lauro Jardim.
Apesar do grande faturamento, o futebol não é mais lucrativo como no passado para a Globo.
Histórico de guerras
Além da briga com a Globo, Teixeira vem sendo alvo da TV Record, empresa que o detesta e lhe declarou guerra por causa do "imbróglio" do Clube dos 13. C13 e a Record estavam associados e a emissora já dava como certa a vitória na licitação pelo Brasileiro. Só que a Globo conspirou nos bastidores com auxílio da CBF e acabou com as pretensões da TV de Edir Macedo.
Quando o processo licitatório foi finalmente aberto pelo C13, Corinthians e Flamengo já estavam fechados com Globo, a Record teve de desistir sem apresentar proposta. Aproveitando uma brecha, a RedeTV! então surgiu (do nada) e ofereceu R$ 1,5 bilhão pelos direitos. Só que a proposta da RedeTV! estava vinculada a uma série de outras "condições", de forma que, dinheiro propriamente dito, concreto, quase não havia nessa proposta. Acabou descartada por todos os clubes.
O fato é que Ricardo Terra Teixeira, 64, aparentemente não contava com a reação da Globo, após sua entrevista à revista "Piauí" --entrevista que agora ele considera "um erro".
Na entrevista, o dirigente humilhou emissora, portais e jornalistas, e chegou a dizer "Caguei um montão", a respeito das denúncias que vinha sendo alvo, uma vez que era poupado de ataques na Globo e, em especial, no "Jornal Nacional". Dias depois, a Globo divulgou a lista de "princípios editoriais". (F5.folha.uol.com)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Casa com esqueleto medieval no porão vai à venda por R$ 1 mi


 
Casa com restos mortais está à venda por R$ 1 milhão

Casa com restos mortais está à venda por R$ 1 milhão

Um agente imobiliário na Suécia está pondo à venda uma casa com os restos mortais de um cidadão que viveu na era medieval, que ainda estão no local. A propriedade, construída em 1750, em Visby, na ilha de Gotland no Mar Báltico, conta com um túmulo e um esqueleto no porão. O preço inicial para a casa de três quartos, na qual o esqueleto pode ser visto através de um vidro, é de US$ 640 mil (R$ 1 milhão). A propriedade foi construída sobre os alicerces de uma igreja russa, abandonada durante a era medieval.O agente imobiliário Leif Bertweig afirma que os potenciais compradores não têm o que temer, uma vez que a o esqueleto "encontra-se em terreno sagrado e descansa em paz". Bertweig afirma que os restos mortais provavelmente eram de um homem que morreu há 800 anos.A fazenda onde a casa está localizada é parcialmente compartilhada com outras propriedades nas imediações, que também tem acesso ao porão. O local onde o esqueleto se encontra pode ser alcançado por meio de uma escada em espiral situada no pátio. O consolo para quem não for capaz de arcar com o lance inicial oferecido pela casa é que um museu local oferece excursões esporádicas que possibilitam aos visitantes conferir o esqueleto no porão. (terra.com.br)

"Aquilo era um depósito de ferro velho", diz mãe de adolescente morta em parque de diversões no Rio

Acidente em parque de diversões causou a morte de jovem de 17 anos no fim de semana A mãe da jovem morta em um parque de diversões no Rio de Janeiro no último domingo afirmou hoje (16) que espera que os donos do local sejam condenados.
“Eles tem de pagar, aquilo não era um parque, era um depósito de ferro velho”, disse Adriana Barreto, 40, mãe da adolescente Alessandra Aguilar.
Alessandra estava no parque de diversões Gloria Center, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, quando um carrinho do brinquedo "Tufão", que se desprendeu do eixo enquanto girava, a atingiu.
A mãe da jovem prestou depoimento na tarde desta terça-feira na Delegacia do Recreio dos Bandeirantes (42ª DP), zona oeste.
Ela conversou com a imprensa após o depoimento que durou cerca de meia hora e disse estar confiante na justiça.
“As pessoas que põem um parque daquele para crianças e adolescentes são mesquinhas, só pensaram no bolso deles. Aquilo ali não tinha condições nenhuma de funcionar”, reclamou a mãe da adolescente Alessandra, de 17 anos.
Segundo Adriana, o engenheiro mecânico Luís Soares Santiago, responsável por emitir um laudo técnico que liberava o funcionamento do parque de diversões, também deveria ser punido.
“Ele também tem de pagar por isso. Ele assinou por uma coisa que nem viu por R$ 450, por tão pouco e levou a vida do meu bebê que não vai voltar mais”, afirmou.
Santiago era encarregado pela inspeção, legalização, montagem e manutenção do parque, assim como por fazer o laudo dos brinquedos e se estes estavam em condições de funcionar.
O engenheiro já teria emitido mais de mil autorizações e desta vez cobrou R$ 445 para emitir o laudo, no último dia 28 de julho.
“Eu vou ficar mais satisfeita quando vê-la (a dona do parque, Maria da Glória Pinto) e o filho dela atrás das grades”, defendeu a mãe de Alessandra.
“Esses parques clandestinos tem que acabar. Perdi minha filha e agora quem vai trazê-la de volta? Ninguém, ninguém. Ela era carinhosa e estudiosa. Acabou o sonho de uma menina de 17 anos.”
Os proprietários do Gloria Center deverão ser indiciados por homicídio doloso, segundo confirmou ao a delegada titular Adriana Belém responsável pelas investigações.
A delegada já ouviu na tarde de hoje (16) os pais da adolescente morta que caiu do brinquedo Tufão, e Pâmela Beatriz, também de 17, ferida no acidente.
Os proprietários do parque também foram ouvidos pela delegada nesta terça-feira. O advogado dos donos do Gloria Center, Silvio Souza, disse hoje à imprensa ser prematuro afirmar se os proprietários seriam culpados pelo acidente. Eles só devem falar sobre o caso em juízo, adiantou o defensor.

Mano Menezes enfim pensa e convoca R10 para amistoso. Veja a lista!!

Entre os convocados também estão os atacantes Leandro Damião e Hulk.


  O técnico Mano Menezes continuou a proteger alguns jogadores na Seleção, mas enfim pensou e convocou atletas que estão em ótima fase e merecem há tempos oportunidade com a camisa canarinho. Dentro os convocados para o amistoso do dia 5 de setembro, em Londres, contra Gana, foram inúmeras as surpresas.
As novidades começam já no sistema defensivo, quando Mano, após polêmica com Marcelo (Real Madrid-ESP), decidiu enfim dar uma chance ao jogador e para isso teve quer deixar de lado o “queridinho” André Santos. Adriano, lateral do Barcelona-ESP, também está convocado. Na zaga, Dedé (Vasco da Gama) voltou a ser lembrado e está pela segunda vez consecutiva na lista o treinador. Mais surpresas começam a aparecer no meio-campo, quando o comandante da Seleção resolveu enfim pensar e dar uma chance a um dos melhores jogadores do Brasileirão, Ronaldinho Gaúcho. Muito criticado na Copa da Alemanha, desde então ele deixou de ser convocado e retornou ao Brasil justamente para reencontrar o bom futebol e voltar a vestir o uniforme de sua Seleção. Ralf, volante do Corinthians, voltou a ser chamado para o novo confronto.
No ataque talvez a maior surpresa, quando Hulk, do Porto-POR, foi convocado ao lado de Alexandre Pato, Robinho, Neymar e Leandro Damião. Antes, Mano insistia em jogadores que estão em baixa, como Jonas, do que chamar um dos grandes nomes do futebol europeu na temporada passada.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Fabio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Volantes
Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique
Elias (Atlético de Madri)
Meias
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Inter)

Mãe desesperada apela por 'morte digna' da filha de dois anos

Professora argentina apela por 'morte digna' da filha Camila, de dois anos
  • Professora argentina apela por
    morte digna' da filha Camila, de dois anos
A professora argentina Selva Herbón, 37,  fez um apelo para que sua filha de dois anos, em estado vegetativo desde que nasceu, possa ter uma "morte digna". A filha Camila ficou um período sem receber oxigênio durante o parto, o que pode ter provocado danos cerebrais, e está em um estado vegetativo permanente desde então.
A professora enviou uma carta na semana passada aos deputados do país pedindo a aprovação de projeto de lei que permita "a morte digna" de Camila. Herbón escreveu que a situação da menina é "irrecuperável e irreversível", mas que existe um "vazio legal" na legislação atual que impede a retirada dos aparelhos que a mantém viva.
Na carta, a mãe diz ainda que especialistas de quatro lugares deram parecer favorável a "limitar o esforço terapêutico e retirar o suporte vital" da criança. Ela diz, porém, que nenhum médico quer se arriscar a desligar os aparelhos, já que o fato, com as leis atuais, seria definido como "homicídio".
Selva e seu marido, Carlos, são pais também de uma menina de 8 anos, saudável. "Na minha condição de mãe, eu lhes suplico, a partir do meu caso e de muitos outros, que seja aberto o debate (no Parlamento)", afirmou na carta.
Sem visitas
Em entrevista à BBC Brasil, a professora disse ter certeza de que a "morte digna" é o melhor para Camila. "Na minha concepção de mãe, ela não tem vida digna. Camila não vê, não escuta, não chora, não sorri. Eu e meu marido não queremos que ela tenha uma vida mantida de modo artificial", disse.

A professora contou que o marido e a filha já não visitam a menina, internada no hospital Centro Gallego, da capital argentina, porque não suportam ver "a criança crescer, mas sem sentir nada".
"Conversei com um especialista da Universidade Católica Argentina (UCA) que me disse que é possível desligar, legalmente, os aparelhos desde que se comprove que ela tem morte cerebral. Vamos tentar conseguir um médico que confirme este fato", disse.
Questionada se o desligamento dos respiradores artificiais significaria eutanásia, ela respondeu: "Eutanásia quer dizer 'boa morte'".
Selva afirma que recebeu, nesta quarta, um diploma por um curso virtual de bioética que estudou durante quatro meses. "Eu quis estudar para entender melhor o que estou defendendo para minha filha", disse. Segundo ela, outros pais "podem preferir ter um filho nestas condições, para poder acariciá-lo todos os dias". "Mas não é o que entendo como vida para minha filha", afirmou.

Especialistas
O apelo de Selva Herbón foi destaque nos jornais Clarin e La Nación, os principais da Argentina, e gerou entre especialistas manifestações pró e contra o pedido da mãe.
"Uma pessoa em estado vegetativo persistente pode permanecer assim entre oito e dez anos. Mas a maior quantidade de informação disponível hoje é em relação aos adultos. Por isso, se busca o consenso (sobre a morte digna) em cada caso", disse o presidente da Associação Cérebro Vascular Argentina, Conrado Estol.
A coordenadora do Comitê de Bioética do Incucai (Instituto Nacional Central Único de Doações e Transplantes), Beatriz Firmenich, disse que a menina "já não deveria estar viva".
Mas o diretor do Departamento de Bioética da Universidade Austral, Carlos Pineda, é contra o desligamento dos aparelhos. "É um ser humano que merece ser respeitado. Mas sua família não a considera um ser humano, e por isso pede que ela seja morta", disse Pineda.
O deputado Miguel Bonasso, do partido Diálogo por Buenos Aires, disse que o debate deve ser aberto, e por isso recentemente apresentou um projeto de lei no Congresso que possibilita "a autonomia dos pacientes e o respeito à sua vontade".  Seus assessores disseram, porém, que o texto foi pensado para adultos, e não para crianças, e por isso o debate é a melhor saída. De acordo com a imprensa local, outros oito projetos semelhantes estão no Congresso.
Para o assessor de Bioética da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal, Juan Carlos Tealdi, o estado da menina é "irreversível" mas, na sua opinião, os médicos "têm medo de ser processados" pela Justiça.
Na Argentina, duas províncias, Neuquén e Rio Negro, sancionaram recentemente leis que legalizam a "morte digna".

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Motorista marca encontro com menina de 10 anos em chat evangélico e é preso

O motorista Elias de Jesus, 53, foi preso pela Polícia Civil de São Paulo no final da tarde desta quarta-feira (18) quando pretendia encontrar-se com uma estudante de 10 anos. O contato aconteceu pela internet, o homem afirmava ser evangélico, chegou a oferecer presentes e passou a manter diálogos estritamente sexuais com a menina.

Familiares da criança perceberam a ação e então integrantes da 4ª DIG (Delegacia de Repressão a Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos) do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) passaram a acompanhar o acusado. A detenção do suspeito aconteceu na estação Armênia do Metrô, local escolhido para encontrar a possível vítima.

O plano de aliciar a menina começou há uma semana. Durante três dias, o motorista conversou com a garota em um chat evangélico, porém a linguagem erótica foi percebida pelo moderador. A prima de 19 anos da garota entendeu o que estava acontecendo e manteve o assunto.

A polícia pretende agora apreender o computador utilizado nos bate-papos. "Poderemos encontrar mais material envolvendo outras garotas", disse o delegado Antônio Lambert, titular da DRDCMeios Eletrônicos.

Band é condenada a pagar R$ 1,1 milhão a Xuxa; emissora vai recorrer


Xuxa comemora 25 anos na Globo e ganha homenagem no TV Xuxa (2/7/2011)
A Band foi condenada, em segunda instância, no TJ-RJ, a indenizar Xuxa em cerca de R$ 1 milhão por dano moral e R$ 100 mil por dano material. Tudo porque em março de 2008, a emissora exibiu, durante um programa matinal, imagens antigas da apresentadora nua. A informação foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira (17) pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Procurada pela reportagem do portal UOL, a assessoria de imprensa da emissora avisou que a Band vai recorrer da decisão.
Ainda de acordo com a assessoria do TJ-RJ, o processo teve início junto a 48ª Vara Cível da Capital, em março de 2008.

Marcos Paulo permanece na UTI, sem previsão de alta, diz boletim

 
O ator está tratando de um câncer no esôfago
O diretor Marcos Paulo, de 60 anos, permanece internado na UTI do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, após a remoção total de um câncer de esôfago. De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde desta quarta-feira (17), Marcos Paulo se mantém em "progressiva melhora e, segundo a equipe coordenada pelos médicos Fernando Maluf, Rubens Sallum e Alfredo Salim Helito, apresenta recuperação favorável da cirurgia de remoção de um câncer de esôfago. O paciente permanece na UTI sem previsão de alta".
Em maio deste ano, o diretor de núcleo da Globo descobriu um pequeno tumor no esôfago durante exames de rotina. Mesmo na época em que estava em tratamento, Marcos Paulo mantinha sua rotina de trabalho na emissora e no cinema. Na Globo, ele é responsável pelo núcleo do humorístico "Os Caras de Pau" e antes da cirurgia trabalhava no desenvolvimento de novos projetos.
Atualmente, Marcos Paulo está casado com a atriz Antonia Fontenelle. Recentemente, ele lançou seu primeiro longa-metragem como diretor, "Assalto ao Banco Central", que traz no elenco Eriberto Leão e Giulia Gam, entre outros.

Megaoperação da PF contra sonegação confisca até ilha na BA; "laranjas" movimentaram R$ 500 mi


Operação conjunta da PF e da Receita desarticulou uma organização formada por empresários acusados de sonegação fiscal. O grupo teria dado prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Foram apreendidos aviões, lanchas, maquinário industrial, além de móveis, imóveis e até uma ilha de 20 mil m² Divulgação
Operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal desencadeada nesta quarta-feira (17) desarticulou uma organização formada por empresários acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal. O grupo, que teria dado prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, atuava principalmente nos Estados de São Paulo e Bahia, mas com ramificações em Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Góias, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal.
A fórmula para burlar o fisco era simples. Empresas laranjas vendiam produtos para outras empresas, legais, e acumulavam impostos a pagar. Quando esse montante de impostos alcançava um certo valor, essa empresa "laranja" era considerada insolvente e desaparecia.
Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão, 129 de busca e apreensão, além de 63 mandados de condução coercitiva e mais o sequestro de bens de 62 duas pessoas físicas e 195 pessoas jurídicas. Até o momento, 18 prisões foram confirmadas.
De acordo com o delegado Marcelo Eduardo Freitas, coordenador da operação, entre os bens confiscados dos suspeitos de integram a quadrilha foram apreendidos aviões, lanchas, maquinário industrial, além de móveis e imóveis. Na Bahia, uma ilha de 20 mil metros quadrados, que pertence a um dos líderes da suposta organização, foi confiscada com todos os bens pela Polícia Federal.
Um dos estratagemas utilizados pelo grupo era o de “blindar" o patrimônio dos envolvidos com a abertura de empresas no exterior, em paraísos fiscais. Das 300 empresas fiscalizadas, 30 estão localizadas em paraísos fiscais, notadamente na Ilhas Virgens Britânicas.
O delegado revelou ainda que as investigações sobre o grupo começaram no final da década de 90. Somente em onze empresas do esquema, cuja fiscalização já se encerrou, os créditos tributários (impostos devidos principalmente à União) foi constatada uma sonegação de R$ 120 milhões até o momento.
De acordo com a PF, a operação intitulada “Alquimia” é uma das maiores do gênero deflagradas nos últimos anos no país. A suposta organização criminosa é composta por mais de 300 empresas nacionais e estrangeiras, sendo que a maioria das companhias do exterior tem a sede nas Ilhas Virgens Britânicas.
Freitas informou que 50 empresas "laranjas" movimentaram aproximadamente R$ 500 milhões entre 2005 e 2009. As empresas são principalmente do setor químico (produção, armazenamento, compra e venda, importação e exportação dos produtos), mas os nomes das companhias e dos envolvidos não foram revelados.
No entanto, o delegado informou que a empresa principal do grupo investigado “é uma grande empresa com atuação em vários Estados do país". Um dos principais artifícios utilizados pelo grupo, segundo a PF, era a aquisição de produtos químicos por meio de empresas “laranjas”, que funcionavam “a todo vapor”.
Em virtude de fiscalização, essas empresas eram autuadas pela falta de recolhimento de impostos, mas os créditos tributários não eram quitados porque a empresa geralmente não dispunha de dinheiro ou bens para assegurar o pagamento.
“As empresas laranjas não tinham condições de arcar com as dívidas nem bens para garantir os pagamentos”, afirmou Freitas, que disse ainda ser de “pleno conhecimento" das pessoas que serviam como “laranjas" o esquema fraudulento. “Na maioria eram pessoas simples que recebiam pagamento para avalizar o negócio”, explicou. Segundo ele, essas pessoas serão investigadas.
Ao todo, 650 policiais federais, com auxílio de auditores da Receita Federal, participaram da operação.
Uol.com

SP: sargento dos bombeiros morre em troca de tiros com assaltantes


Ele estava acompanhado dos filhos gêmeos e, ao sair do carro, foi surpreendido por um Fiat Linea prata, no qual estavam os três criminosos. Eles teriam anunciado o assalto e levado o Fox de Renato. O sargento atirou contra os bandidos e atingiu um deles. Porém, o bombeiro também foi baleado e morreu no pronto-socorro do Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.
O bandido atingido foi identificado como Ronaldo Alves Souza, de 24 anos. O zelador do prédio recebeu um tiro de raspão. Ambos foram levados para o mesmo hospital. Os outros dois bandidos fugiram a pé. O caso foi registrado no 27º Distrito Policial, do Campo Belo.

Google homenageia o matemático Fermat


O homenageado é conhecido pela conta xn + yn = zn e por introduzir o cálculo geométrico
Homenagem do Doodle ao Último Teorema de Fermat / ReproduçãoO Google homenageou nesta quarta-feira o nascimento do matemático e cientista francês Pierre de Fermat (1601 – 1665). Na homenagem o logo do "doodle" antes de clicar diz: “Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la”.

A frase remete a introdução do Último Teorema de Fermat (
xn + yn = zn), o grande desafio para todos os matemáticos da história, seguindo a ideia que não existe para x, y, z inteiros e positivos e n inteiro, positivoe n> 2.
Em toda a sua história, o francês é conhecido por ser o introdutor do Geometria Analítica e também pelos seus cálculos, que descobriam a área de parábolas e hipérboles e que determinavam o centro de massa de vários corpos. Entre as suas principais contribuições estão a Teoria da Probabilidade e a Teoria dos Números.

Ao longo do tempo, os "doodles" da página inicial do Google, que são oferecidos para usuários do mundo inteiro, deixaram a pesquisa mais divertida. Segundo o site do Google, quando os "doodles" foram criados, ninguém esperava que eles se tornariam tão populares ou tão abrangentes para a experiência de pesquisa com o Google e hoje em dia, muitas pessoas aguardam ansiosamente o lançamento de cada novo "doodle" e alguns até os colecionam.

A História dos "doodles"

Os "doodles" consistem em mudanças no visual do logotipo do Google para celebrar feriados, aniversários e as vidas de cientistas e artistas famosos. Seja o primeiro dia da primavera, o aniversário de Albert Einstein ou os cinquenta anos da descoberta do DNA, a equipe do "doodle" sempre encontra um jeito de celebrar esses eventos únicos com arte.

Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, ainda não decidiu se aceita chamado de Dilma para assumir pasta da Micro e Pequena Empresa


Empresária estuda convite para ministério


Luiza Trajano pode vir a ocupar futuro Ministério da Micro e Pequena Empresa / Arquivo/ AE

A empresária Luiza Helena Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, confirmou que foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para assumir o futuro Ministério da Micro e Pequena Empresa. No entanto, ela ainda estuda a proposta e negou que já tenha aceitado o convite. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.

De acordo com a publicação, Luiza Trajano pediu um tempo para se desvencilhar de suas funções na empresa, enquanto Dilma ficou de acelerar a tramitação do projeto que cria o 39º ministério de seu governo, enviado em março.

Este projeto ainda não foi analisado pelo Congresso, mas ele tem prioridade e precisa ser apreciado em 45 dias.

A escolha da empresária para ocupar a nova pasta havia sido comentada no mês passado pela própria Dilma, após evento no Palácio do Planalto na qual Luiza Trajano estava presente.  Em conversa com assessores, Dilma comentou que ela seria "um bom nome".
noticias@band.com.br

RJ: homem é morto na frente da mulher em comunidade pacificada

O Morro da Formiga, uma das regiões que já conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no bairrro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), registrou um assassinato durante a madrugada desta quarta-feira. O entregador de jornais Marcelo Santos Nicolau, 41 anos, foi morto por uma dupla de criminosos com dois tiros, na frente de sua mulher.

A polícia ainda não sabe os motivos do crime e procura pelos autores. O caso foi registrado na Divisão de Homicídios.

A UPP do Morro da Formiga foi a nona instalada no Rio e a terceira a ter uma mulher no comando. A capitã Alessandra Veruschka Duarte Carvalhaes, 34 anos, trabalha com uma equipe de 90 policiais.

Japoneses descobrem nova espécie de enguia em caverna submarina

A enguia foi chamada de fóssil vivo. Foto: AFP
A enguia foi chamada de "fóssil vivo"
Foto: AFPAdicionar legenda



Uma fotografia distribuída nesta terça-feira pelo Museu de História Natural de Chiba, no Japão, mostra uma nova espécie de enguia encontrada em uma caverna submarina. A descoberta ocorreu ano passado em uma caverna a 35 m de profundidade próxima a uma olha de Palau, no Oceano Pacífico.
A enguia foi chamada de "fóssil vivo" por ser extremamente similar às primeiras enguias que existiram 200 milhões de anos atrás. Os biólogos que descobriram a ova espécie publicaram seus estudos no jornal britânico Proceedings of the Royal Society .

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cada hora em frente à televisão reduz 22 minutos sua expectativa de vida, diz estudo


Que o sedentarismo é prejudicial à saúde todo mundo já sabe, mas agora o prejuízo foi quantificado: 1 hora em frente à televisão reduz a expectativa de vida de um adulto em 22 minutos; seis horas por dia pode custar cinco anos. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado na revista British Journal of Sports Medicine.
Os australianos veem cerca de 2 horas de TV por dia, os brasileiros, segundo o IBGE, 1 hora. Para os australianos, a expectativa de vida é reduzida em 1,8 ano para homens e 1,5 ano para mulheres.
O estudo analisou mais de 11 mil pessoas com mais de 25 anos. “O tempo na frente da TV pode ser associado a perda de licda comparável a outros fatores de risco associados a doenças crônicas como tabagismo e obesidade”, disse Lennert Veerman, um dos autores.
Pesquisas indicam que fumar um cigarro corta 11 minutos de vida, ou seja, o equivalente à meia hora em frente a TV. Outro estudo concluiu que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, ou morrer prematuramente, aumenta 20% depois de 2 horas por dia em frente à TV.
Por outro lado, estudo realizado em Taiwan indica que exercitar-se 15 minutos por dia pode aumentar a expectativa de vida em três anos.
uol.com.br

Estudo abre caminho para tratamentos que evitem o alastramento do câncer

Cientistas britânicos dizem ter descoberto de que forma células cancerosas conseguem sair de tumores e se espalhar pelo corpo, um avanço que abre caminho para o desenvolvimento de drogas que impeçam o alastramento da doença.
Os pesquisadores, do Institute of Cancer Research, em Londres, Inglaterra, dizem ter identificado uma proteína conhecida como JAK que ajuda as células cancerosas a gerar força necessária para o alastramento.
Em artigo publicado na revista Cancer Cell, a equipe diz que as células se contraem como músculos para gerar a energia que permitirá que se movam, forçando seu caminho pelo organismo.
Quando um câncer se espalha - um processo conhecido como metástase - ele se torna mais difícil de tratar, já que tumores secundários tendem a ser mais agressivos.
Estima-se que 90% das mortes provocadas pelo câncer ocorram após a metástase - o que torna imperativo que o processo de alastramento da doença seja controlado.
A proteína JAK
Após estudar substâncias químicas envolvidas no processo de alastramento das células em melanomas - câncer de pele -, a equipe concluiu que as células cancerosas se alastram de duas formas.
Elas podem forçar sua passagem para fora de um tumor ou o próprio tumor forma corredores por meio dos quais as células podem escapar.
O líder do estudo, Chris Marshall, disse que ambos os processos são controlados pela mesma substância.
"Existe um padrão comum de uso da força gerada pelo mesmo mecanismo, uma mesma molécula, chamada JAK", ele disse.
A proteína JAK já é conhecida por especialistas que estudam o câncer. Ela já foi, por exemplo, associada à leucemia. Por conta disso, já há drogas sendo desenvolvidas para atuar sobre ela.
"Nosso novo estudo sugere que essas drogas possam, talvez, interromper também o alastramento do câncer", disse Marshall.
"O teste vai ser quando começarmos a ver se qualquer desses agentes vai impedir o alastramento. Estamos pensando em (realizar) testes clínicos nos próximos anos", acrescentou.
Desafio
Uma representante da entidade de fomento a pesquisas sobre o câncer Cancer Research UK disse que o grande desafio no tratamento da doença é impedir o alastramento pelo corpo e manter o câncer que já se alastrou sob controle.
A representante, Lesley Walker, disse: "Descobrir como as células cancerosas podem abrir passagem pelos tecidos, saindo dos tumores primários e se espalhando por outras áreas, dá aos cientistas uma melhor compreensão a respeito de formas de parar o alastramento".
Fonte: uol.com

PM é morto a tiros dentro de escola de magistrados em AL



Um subtenente da Polícia Militar de Alagoas foi morto a tiros dentro da Escola Superior de Magistratura (Esmal), na noite da segunda-feira, por onde diariamente passam juizes e desembargadores. Segundo a Polícia Civil, dois homens se aproximaram do PM José Roque Carlos Santos, dispararam e deixaram o local com o revólver da vítima. Não houve reação do policial porque a ação foi rápida.
Em nota, a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) repudiou o crime e se disse indignada com a ação. A Almagis descartou que a ação seja um aviso a magistrados de Alagoas.
"A Almagis reitera que apesar de defender os interesses dos magistrados, se mantém permanentemente vigilante para que todos os cidadãos tenham segurança contra a bandidagem crescente em nosso Estado, principalmente os servidores públicos que têm suas vidas barbaramente ceifadas quando do exercício de suas obrigações funcionais. Será mantido contato com a cúpula da segurança pública do nosso Estado, a fim de que esse caso seja solucionado com a maior brevidade possível", disse a associação.

Dados da Almagis apontam que nove juízes são obrigados a ter segurança 24 horas por dia por estarem na mira do crime organizado no Estado. No País, segundo a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), são 87 juízes sob ameaça de morrer. Na semana passada, Patrícia Lourival Acioli, juíza em São Gonçalo (RJ), morreu baleada dentro de seu carro, na frente de casa, em Niterói.
Juíza estava em "lista negra" de criminosos
A juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi assassinada a tiros dentro de seu carro, por volta das 23h30 do dia 11 de agosto, na porta de sua residência em Piratininga, Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ela foi atacada por homens em duas motos e dois carros. Foram disparados pelo menos 15 tiros de pistolas calibres 40 e 45, sendo oito diretamente no vidro do motorista.
Patrícia, 47 anos, foi a responsável pela prisão de quatro cabos da PM e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio de São Gonçalo. Ela estava em uma "lista negra" com 12 nomes possivelmente marcados para a morte, encontrada com Wanderson Silva Tavares, o Gordinho, preso em janeiro de 2011 em Guarapari (ES) e considerado o chefe da quadrilha. Familiares relataram que Patrícia já havia sofrido ameaças e teve seu carro metralhado quando era defensora pública.

BA: preso ex-PM considerado 'dama de ouro' no Baralho do Crime

O ex-policial Paulo Escopeta era procurado pela polícia da Bahia e foi incluído no Baralho do Crime


O ex-policial Paulo Escopeta era procurado pela polícia da Bahia e foi incluído no Baralho do Crime. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O ex-policial militar Paulo Cesar Alves Figueira, conhecido como Paulo Escopeta, foi preso na madrugada desta terça-feira em Irecê (BA). Ele era considerado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia como a "dama de ouro" do Baralho do Crime. O suspeito estava foragido há um ano, acusado de homicídios e sequestro.
Paulo Escopeta foi flagrado em uma casa com outras duas pessoas, após denúncia anônima. Conforme a SSP, 20 caça-níqueis foram encontrados no local, que funcionava para conserto das máquinas. Dois homens também foram presos com ele. O ex-policial é uma das cinco novas cartas que a SSP acrescentou ao baralho, que faz parte do programa Pacto pela Vida e foi lançado em julho com o objetivo de aumentar o número de denúncias anônimas.

Carga cai sobre carro e mata criança na BR-116 no RS

Uma criança de 2 anos, morreu, e os pais dela ficaram gravemente feridos, ontem, após parte de uma carga de sacas de farinha trigo, transportadas por um caminhão Mercedes Benz, cair sobre o Fiat Pálio das vítimas. O acidente ocorreu na altura do quilômetro 82 da BR-116, em Campestre da Serra (RS), a 200 quilômetros de Porto Alegre.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga do caminhão se desprendeu da carroceria num trecho de curva fechada, caindo sobre o veículo de passeio que trafegava no sentido contrário. O menino não resistiu aos ferimentos e morreu. O pai, de 33 anos, e a mãe, de 31, foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, onde continuam internados. A pista já foi liberada.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Perlla fará parte da trilha sonora da novela "Fina Estampa"

 
A cantora Perlla na gravação do DVD do Grupo Disfarce, no Rio de Janeiro (26/4/2011) 
A cantora Perlla é uma das artistas presentes na trilha sonora da próxima novela das 21h da Globo, Fina Estampa. A música escolhida foi "Menina Chapa Quente", do segundo álbum de sua carreira, "Mais Perto".
Além de Perlla, a música "Colorir Papel" do grupo baiano Jammil e Uma Noites, também faz parte da trilha. Existem especulações de que artistas como Aviões do Forró, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho também façam parte das canções que irão embalar "Fina Estampa".

Mulher Melão muda o visual para ensaio da "Playboy"

    Mulher Melão posa após transformação feita por Flávio Priscott (15/8/11)Renata Frisson, a Mulher Melão, mudou o visual para seu a ensaio na revista "Playboy". Na tarde desta segunda-feira (15), a modelo visitou o espaço vip do hair stylist Flávio Priscott, no Rio de Janeiro, para finalizar sua transformação.

    Para dar movimento às madeixas de Renata, Flávio colocou uma linha de megahair na nuca e clareou o comprimento e as pontas. A sessão será feita nesta terça-feira (16), em São Paulo. Renata saiu do salão satisfeita com o resultado: "Fiquei mais loira, com um ar de tigresa, poderosa", comentou Renata.
    Uol.com

    Dilma sanciona LDO 2012 com 32 vetos

    Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sancionou com 32 vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, aprovada pelo Congresso Nacional, informou hoje (15) o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A lei e os vetos estão publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (http://portal.in.gov.br/) Um dos vetos diz respeito ao teto de 0,87% do Produto Interno Bruto (PIB) para o déficit nominal, que são as receitas menos as despesas, incluídos gastos com juros da dívida pública. O governo justifica que já existe meta de superávit primário, receitas menos despesas, excluídos gastos com juros. Segundo o governo, o teto “equivale à imposição de um limite para as despesas financeiras do governo, basicamente os juros que incorrem sobre a dívida pública, com efeito sobre a política monetária, haja vista que limitaria o campo de atuação desta para fins de cumprimento da meta de inflação”.
    Segundo nota do ministério, “o resultado nominal e o estoque da dívida do setor público são indicativos, por sofrerem influência de fatores fora do controle direto do governo”. O ministério cita, como fatores que estão fora do controle do governo e que afetaram recentemente os resultados nominais, a crise financeira internacional de 2008, a atual crise fiscal em diversos países da área do Euro e aumento do preço das commodities em função da maior demanda de economias emergentes.
    Também foi vetado o dispositivo que previa que a programação orçamentária e financeira de 2012 observaria, como redutor da meta primária, o montante constante da Lei Orçamentária do próximo ano. O motivo para o veto é que o redutor retiraria a discricionariedade do Poder Executivo em não abater o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da meta de superávit primário durante a execução orçamentária e financeira, como ocorreu em 2011.
    Outro veto foi à reserva para criação ou expansão de despesas obrigatórias. “Vetado porque na redação atual, restringe a discricionariedade do Poder Executivo em criar ou elevar determinadas despesas acima dos montantes previstos nessa reserva, sendo que não há restrição dessa ordem no art. 17 da LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal] que trata do assunto”, diz o ministério.
    Também foi vetada a reserva de 10% para restos a pagar do orçamento. A justificativa é que poderia prejudicar órgãos com poucos restos a pagar em prol de outros. Ademais, diz o governo, a vinculação dessa reserva ao pagamento de restos a pagas, relativos a convênios e contratos de repasse, poderá ensejar a inobservância da ordem cronológica dos pagamentos dos credores da União, ferindo preceitos constitucionais e legais vigentes.
    A LDO também estabelecia que toda emissão de títulos da dívida de responsabilidade do Tesouro Nacional, com qualquer finalidade e a forma da emissão teria que estar incluída na lei orçamentária e nos créditos adicionais de 2012. Esse artigo foi vetado e a justificativa publicada no DOU é que "a inclusão de todas as emissões na peça orçamentária representaria uma sinalização prévia de emissões estratégicas a serem feitas pelo Tesouro Nacional ao longo de cada exercício, possibilitando aos agentes econômicos anteciparem seus movimentos no mercado de títulos públicos, com impactos e riscos à gestão da Dívida Pública Federal”.
    O ministério lembra que a LDO 2012 tem como principal função estabelecer as diretrizes, as prioridades de gastos e as normas e parâmetros que devem orientar a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual que o Poder Executivo encaminha ao Congresso Nacional até 31 de agosto. “Dispõe, ainda, dentre outras matérias, sobre as prioridades e metas da Administração Pública Federal, organização e diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos da União e disposições relativas à dívida pública federal”, informa o ministério, em nota.
    Kelly Oliveira
    Repórter da Agência Brasil

    Marcos Paulo remove tumor no esôfago

    Foto: DivulgaçãoO ator Marcos Paulo, que teve um tumor diagnosticado no esôfago, foi removido com sucesso após cirurgia realizada na manhã deste domingo.
    O procedimento começou às 8h da manhã e terminou às 18h, sem imprevistos.Marcos está internado na UTI do Hospital São José, conforme o planejado pela equipe médica.
    Em maio, a TV "Globo", divulgou um comunicado com o diagnóstico de câncer do diretor. Na época ele comentou: "Tenho me cuidado muito e mantido meu ritmo normal de trabalho. Estou bastante animado com a estreia próxima do meu primeiro trabalho como diretor de cinema", dizia Paulo no comunicado.
    Redação SRZD | Paparazzi |

    Avião mais rápido do mundo cai no Oceano Pacífico após lançamento

    Foto: DivulgaçãoO avião mais rápido já construído, Falcon HTV-2, caiu no Oceano Pacífico após 9 minutos no espaço. Uma anomalia provocou a perda do sinal da aeronave, que foi lançada com a ajuda de um foguete da base aérea de Vanderberg (Califórnia). As informações foram passadas pela Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa), nesta quinta-feira.
    O Falcon HTV-2 pode atingir velocidades 20 vezes superiores à do som. A previsão era que, após alcançar sua máxima velocidade, o avião retornaria para cair no oceano. Um grupo de especialistas vai analisar os dados do incidente.
    A aeronave foi elaborada em 2003, resultante de um projeto do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) para criar um avião que chegasse a qualquer parte do mundo em menos de uma hora, e suportasse temperaturas de cerca de 2 mil graus centígrados.

    Testes anteriores
    Outro teste já tinha sido feito em abril de 2010, mas a missão terminou após nove minutos da decolagem. Houve uma anomalia técnica durante o lançamento. Depois disso, foram feitas mudanças no desenho e padrões de voo do HTV-2. Simulações de testes já foram realizadas com a aeronave, mas apenas testes reais podem descobrir se realmente o avião está preparado para as temperaturas e velocidades para os quais foi fabricado.

    Meteoros Perseida puderam ser vistos na região Nordeste do Brasil

    ReproduçãoDurante a madrugada deste sábado, uma chuva passou pela região Nordeste do país, mas dessa vez não foi água que o céu trouxe. A chuva de meteoros Perseida pôde ser vista por volta das 3h. Durante a transição do dia 12 de agosto para o dia 13, o planeta Terra passou pela órbita do cometa Swift-Tuttle, assim ocasionando a linda imagem que vários nordestinos puderam assistir.
    A chuva de meteoros coincidiu com a noite de lua cheia, o que atrapalhou um pouco para visualização do fenômeno por conta da luminosidade da lua. Em condições normais, podem ser vistos 60 meteoros por hora, mas por causa da luz irradiada pelo satélite, a proporção esse ano não passou de 30.
    Mas calma, aqueles que esperaram para assistir ao espetáculo e não conseguiram, já podem começar a contar os dias, pois o próximo está previsto para acontecer no mês de outubro ainda este ano e maior visibilidade será garantida no Hemisfério Sul, ao contrário do que houve na madrugada deste sábado.

    domingo, 14 de agosto de 2011

    Brasileirão: Corinthians e Flamengo empatam e seguem juntos na ponta

    Timão empatou em casa contra o Ceará e Fla fora diante do Figueirense


    Nem Corinthians nem Flamengo venceram neste domingo à tarde no complemento da 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos empataram e continuam iguais com os mesmos 34 pontos na liderança da temporada. O time paulista leva vantagem no número de vitórias: 10 a 9.
    O Corinthians empatou, no Pacaembu, com o Ceará, por 2 a 2. O Flamengo também ficou no 2 a 2 com o Figueirense, em Florianópolis, mas deixou o campo com o gosto amargo de derrota, uma vez que vencia por 2 a 0.
    Duas vezes iguais
    Em São Paulo, o Corinthians saiu na frente com Paulinho, que arriscou de longe, mas o Ceará empatou com o rápido Osvaldo. No minuto seguinte, Alex soltou uma bomba de longe e acertou o ângulo do goleiro cearense.
    No segundo tempo o Corinthians esperou muito para definir o placar e como castigo levou o gol nos últimos minutos, marcado por Rudnei. O Vovô chegou aos 19 pontos, em 12.º lugar.
    Coxa vai bem
    Outros dois jogos foram disputados à tarde. Em Curitiba, o Coxa confirmou a boa fase e venceu o Atlético Mineiro, por 3 a 0, com gols de Bill, Rafinha e Leonardo.
    O Coxa, em alta, tem 21 pontos, em décimo, deixando o Galo Mineiro, com apenas 15 pontos, em 16.º lugar, bem perto da zona de rebaixamento.

    Vasco vence outra
    Em São Januário, o Vasco da Gama venceu o Palmeiras, por 1 a 0, com gol de Bernardo, cobrando falta. O time cruzmaltino continua em alta no Brasileirão, aparecendo em quarto lugar, com 30 pontos, três a mais do que o Palmeiras (27) em sexto lugar.
    No meio de semana, pela Copa Sul-Americana o Vasco já tinha vencido o Palmeiras, por 2 a 0, com o jogo de volta acontecendo em São Paulo no meio de semana. Ou seja: os times vão se enfrentar três vezes em uma semana.

    Mais dois jogos

    Os times gaúchos fecham a rodada neste domingo à noite. O Grêmio vai receber no Estádio Olímpico o Fluminense. Enquanto isso, o Internacional vai até Salvador medir forças com o Bahia. A rodada foi aberta no sábado com quatro jogos, com três vitórias de mandantes: Botafogo, Cruzeiro e Atlético-GO. Só o São Paulo vacilou em casa ao emaptar com o Atlético-PR, por 2 a 2.

    Confira os resultados da 16.ª rodada:
    Domingo

    Corinthians 2 x 2 Ceará
    Figueirense 2 x 2 Flamengo
    Coritiba 3 x 0 Atlético MIneiro
    Vasco da Gama 1 x 0 Palmeiras

    18h30
    Grêmio 2x1 Fluminense
    Bahia 1x1 INternacional
    Sábado
    São Paulo 2 x 2 Atlético-PR
    Cruzeiro 5 x 0 Avaí
    Atlético-GO 2 x 0 Santos
    Botafogo 4 x 2 América-MG